Marcado: Meio ambiental
- Este tópico contém 0 resposta, 1 voz e foi atualizado pela última vez 2 semanas, 4 dias atrás por
Esmael Tavares Maciel.
- AutorPosts
- 4 de abril de 2025 às 22:31 #2189
Já imaginou tem árvores artificiais em um parque. Não, então vem entende a polêmica sobre árvores artificiais em Belém do Pará. No dia 31 de março o governo do estado do Pará inaugurou o primeiro trecho do Parque Linear da Nova Doca, o Parque Linear é umas das obras investidas para Cop 30 (Conferência Mundial sobre Mudanças climáticas) na capital paraense, em novembro desse ano.
Ao invés de só plantar árvores de verdade, o governo do Pará instalou estruturas em formato de árvores, que chamou de “jardins suspensos”, na Nova Doca, em Belém. Segundo a Secretaria de Obras Públicas (Seop), plantas naturais e ornamentais foram fixadas em estrutura de vergalhões metálicos que seriam descartados. “O projeto inclui o plantio de árvores nas áreas adequadas e a instalação de jardins suspensos”, diz o governo. A justificativa da arquiteta responsável pelo projeto, Naira Carvalho, é de que as estruturas vão fornecer sombra e conforto nos locais onde é inviável plantar árvores reais por falta de espaço para raízes ou pela disponibilidade do solo. A ideia, segundo ela, veio do que foi implantado em Singapura.
Uma das críticas questiona o motivo de não ter sido usado vasos ou até mesmo espécies que poderiam ser plantadas no local.Segundo o governo do Pará, além dos 180 jardins suspensos nos dois parques lineares, outras 250 árvores (de verdade) também serão plantadas nos locais. Na cidade que vai receber o principal evento do mundo para discutir mudanças climáticas e preservação ambiental, as estratégias utilizadas nas construções podem ser o reflexo da falta de pensar a Amazônia pelos aspectos da própria região, como aponta a arquiteta Janaína Andrade.
O jardim suspenso tem uma capacidade muito limitada de capturar carbono. Além disso, enfrenta problemas de manutenção complexa e um custo extremamente alto, o que torna o investimento pouco viável. Sem dúvida, devemos priorizar o plantio de árvores.
— Janaína Andrade, arquiteta e urbanista, membro do Laboratório da Cidade em postagem nas redes sociais.Bem diferente das de Singapura…
O projeto no qual a arquiteta Naira Carvalho se inspirou para desenvolver os jardins suspensos de Belém é o Supertrees Grove, um grandioso complexo arquitetônico futurista com elementos da natureza localizado na Marina Bay, em Singapura, no sudeste asiático.- Este tópico foi modificado 2 semanas, 4 dias atrás por
Esmael Tavares Maciel.
- Este tópico foi modificado 2 semanas, 4 dias atrás por
- AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.